segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Como age o Tioglicolato de Amônio

O fio possui de 5 a 10 camadas de cutículas que exercem a função de proteger o córtex, como um muro. É preciso lançar mão de um produto capaz de abrir "portões" nesse muro para que a estrutura possa ser modificada, aí é que entra a amônia.


Imagine o fio como um corpo humano, mudar a estrutura seria algo como retirar todos os ossos, re-organizá-lo em outra forma e aplicar uma substância para fixar. É mais ou menos isso que acontece quando mudamos a estrutura interna do fio. O produto para relaxamento/alisamento a base de tioglicolato fornece dois elétrons que se fixam aos átomos de enxofre e separa cada ponte de dissulfetos (salina) em duas meias pontes. Ele reduz seletivamente as pontes de dissulfeto, sem agir sobre as demais espécies químicas constituintes do cabelo, ou seja sua função no fio é única e exclusivamente remover a ponte, ou na nossa linguagem, remover os ossos... rss...

Para refazer a ponte, ou seja re-colocar os ossos, utiliza-se um produto neutralizante que também possui função de baixar o ph a base de bromato de sódio ou peróxido de hidrogênio, de preferência da mesma marca do usado para desestruturar.

A desestruturação pode levar até 60 minutos, porém a re-estruturação é mais lenta, o neutralizante re-conecta mais ou menos 70% da ponte, os outros 30% são religados durante as próximas horas, entre 24 e 36 horas, por isso não é indicado lavar, prender ou colocar atrás da orelha antes desse período, para deixar o fio se restabelecer na nova forma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário